A anemia é uma doença caracterizada pela falta de hemoglobina no sangue. Os valores normais são 0,13g/ml no homem e 0,12g/ml na mulher. Quando se encontram abaixo desses valores, o diagnóstico de anemia pode ser confirmado.

Dentre as principais causas para a que a redução da taxa de hemoglobina ocorra podem estar nas falhas da produção de glóbulos vermelhos (que é dependente de Eritropoetina, Vitamina B12, Ácido fólico e Ferro), aspectos genéticos ou até mesmo a destruição desses glóbulos.

Explicada de maneira mais abrangente, vamos agora ver alguns tipos mais comuns de anemia.

Anemia Ferropriva

É um tipo de anemia muito comum que se caracteriza pela falta de ferro no sangue. Na maioria dos casos, essa falta se dá devido à alimentação pobre em ferro, mas pode também ocorrer por defeitos de absorção ou até mesmo por perdas crônicas de sangue. Nas mulheres, por exemplo, a principal causa é a menstruação excessiva.

A dieta alimentar é a melhor forma de prevenir e/ou de tratar a doença. Alimentos ricos em ferro são: carnes vermelhas; peixes; beterraba; gema de ovo; feijão; lentilha; espinafre, couve; brócolis; amêndoas; castanha do Pará, entre outros.

Anemia Falciforme

Esse tipo de anemia é caracterizada por uma alteração na forma que a hemoglobina presente no glóbulo vermelho adquire. Sua forma parecida com a de uma foice, diminui a resistência da membrana da célula, que acaba se rompendo com mais facilidade.

O problema é genético hereditário, ou seja, pode passar de pai para filho, e é muito mais comum em pessoas negras, devido à herança homozigota de Hb (Hemoglobina) S.

É recorrente em pacientes com anemia falciforme, fortes dores nas costas, nos braços e nas pernas. Em casos mais complicados, a função de alguns órgãos pode ser comprometida, pois a quantidade de oxigênio que chega a esses órgãos e tecidos é bem menor com a doença.

Outra complicação grave que a doença pode ter é que a medula óssea pare de produzir sangue. Essa condição geralmente vem acompanhada de uma infecção viral.

Anemia Megaloblástica

Esse tipo de anemia é caracterizado pela alteração tanto nos glóbulos vermelhos quanto nos brancos. Nos vermelhos, a anormalidade consiste em seu tamanho, enquanto que no segundo, sua concentração é mais baixa que o normal. As plaquetas também se encontram em menor número nesse tipo de anemia.

Ela é mais comum em vegetarianos, uma vez que a causa é a baixa ingestão de alimentos ricos em vitamina B12. A ingestão dessa vitamina pode ser feita por meio de suplementos, o que ajuda tanto a prevenir quanto a curar a doença.

Anemia Hemolítica

O último tipo de anemia que abordaremos neste artigo se caracteriza pela destruição de glóbulos vermelhos pelo próprio sistema imunológico da pessoa. Ela se subdivide em três tipos:

  • Quentes, quando os anticorpos reagem a temperatura de 37 graus do corpo;
  • Frias, quando os glóbulos vermelhos são destruídos entre 4 graus e 18 graus;
  • Mista, quando os dois tipos de anticorpos coexistem.

Esse tipo de anemia pode ser tratado e curado com o uso de corticoides ou remédios imunossupressores.

 

Referências

https://www.einstein.br/guia-doencas-sintomas/anemia-falciforme

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/hematologia-e-oncologia/anemias-causadas-por-hem%C3%B3lise/anemia-falciforme

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-sangue/anemia/anemia-falciforme

https://www.einstein.br/guia-doencas-sintomas/anemia-falciforme

https://www.tuasaude.com/tipos-de-anemia/

http://www.abcdamedicina.com.br/anemia-principais-tipos-caracteristicas-sinais-e-sintomas.html

http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/10-alimentos-ricos-em-ferro-que-nao-podem-faltar-na-sua-dieta_a336/1