O Janeiro branco é uma campanha nos mesmos moldes de “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, porém com uma finalidade diferente: A saúde mental.

Janeiro Branco foi estrategicamente pensado para o início do ano, pois é justamente nesse período em que muitas pessoas ficam vulneráveis e precisam ser bem recebidas. Além disso, necessitam de mais atenção, de serem ouvidas e o mais importante: cuidar da saúde mental. Sendo assim, o mês de janeiro foi escolhido por representar um início de ciclo, um novo ano e portanto, uma nova história poderá ser escrita.

Agora, confira detalhes sobre a campanha e principalmente, como você pode ajudar!

Pontos importantes

Em casa ou na rua, no trânsito ou no comércio, na igreja ou na nossa casa: onde há gente, é preciso ter um cuidado com a saúde mental!

O importante é que você faça a si mesmo essa pergunta e ajude os outros a se perguntarem: Como você cuida de sua saúde mental? Podemos contar com você?

Baseado na principal ideia, existem alguns pontos importantes do movimento:

  • Tornar normal o psicólogo e o psiquiatra
  • Normalidade nas visitas aos profissionais

Tendo em vista que, depois de pegarmos uma gripe, sempre vamos ao médico, porque ainda temos tanto medo de encontrar um psicólogo ou um psiquiatra? Dessa forma, o “Janeiro Branco” tem defendido uma série de ações voltadas para a conscientização sobre a saúde mental, seja por meio de exercícios físicos, hábitos saudáveis.

O mais importante é que seja entendido por todas as pessoas que essa campanha é necessária por todo o ano, não apenas no mês de janeiro.

Como consigo ajudar?

O importante é ajudar sempre! Hoje, existem diversas formas para auxiliar na campanha, porém 3 delas são consideradas as mais importantes, sendo elas: Organizar, Participar e Divulgar.

  • Organizar

Vários órgãos do governo, como o CAPS e instituições aderem todo ano à campanha, desenvolvimento atividades sobre saúde mental, conscientizando e eliminando aos poucos preconceitos do tipo: “Psicólogo é coisa de doido”. E isso é algo que você também pode fazer.

Algumas campanhas que você pode promover, são:

  • Rodas de conversa
  • Sessões de filme
  • Oficinas e palestras

Mas a melhor atividade é aquela que abraça suas habilidades e a vontade de ajudar o próximo.

  • Participar

O movimento é realizado em todo o território nacional, portanto a atividade ocorre em todas as cidades do Brasil. A melhor maneira de encontrar eventos perto de você é pesquisar no Facebook, Twitter e Instagram usando tags de eventos.

Dessa forma, você pode encontrar facilmente eventos próximos. Certos locais certamente oferecerão atividades, como o CAPS.

  • Divulgar

Outra forma de contribuir com o Janeiro Branco 2021 é divulgar o evento para divulgar mais pessoas. Separamos algumas imagens para postar nas redes sociais.

Nós do PrimeLab Diagnósticos, estamos juntos nessa campanha tão importante.