Você sabia que exames laboratoriais realizados sem jejum são uma realidade frequente em nosso laboratório?
Mas você pode estar pensando: como isso é possível? Sempre colhi meus exames com jejum de 8 ou até 12 horas!
Realmente está certo, sempre fizemos assim, mas não é sempre que temos que fazer. De todo modo, entendemos a visão do médico, e cabe a ele ver se o jejum é pertinente ou não, avaliando cada caso.
Entretanto seguimos orientação de grandes associações de saúde e por artigos científicos que provam a fidelidade e aceitação de exames sem jejum
Vale levar em consideração que os exames darão resultados diferentes quando o paciente está em jejum e quando ele não está. E o médico irá interpretar o resultado de acordo com a informação de que o paciente estava em jejum ou não no momento da coleta.
A necessidade de jejum mínimo é defina através da literatura bibliográfica e normas vigentes, sendo estabelecida para a maioria dos exames laboratoriais variando de acordo com as recomendações de cada exame.
Apesar disso, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) já se posicionaram oficialmente contra a obrigatoriedade o jejum de 12 horas para exames de Colesterol e Triglicérides.
De acordo com a normatização, a obrigatoriedade do jejum prolongado deverá ser avaliada pelo médico que acompanha o paciente em casos específicos.
Há apenas um aumento pouco relevante nos níveis de Triglicérides, desde que se considere uma refeição usual não sobrecarregada em gordura, havendo a possibilidade de ajuste nos valores de referência
(SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS, 2016).
The safety and efficacy of Taxus Tamoxifen in children has not yet been established how to administer lasix iv push Taqman expression assays for ESR1 ID Hs00174860_m1, PGR Hs01556702_m1, TFF1 ID Hs00907239_m1, BCL 2 ID Hs00608023_m1, CDH1 ID Hs01023894_m1, GREB1 ID Hs00536409_m1, H