Você já parou para imaginar o que acontece com o alimento que ingerimos depois que ele passa pela garganta? Como nosso corpo aproveita esse alimento? Dois processos devem ocorrer perfeitamente para que nosso organismo utilize os nutrientes da melhor maneira possível: a digestão e o metabolismo. Leia este ARTIGO e saiba mais.

Digestão

A digestão é a transformação do alimento que ingerimos em algo que seja assimilável pelo nosso organismo. O processo consiste em duas etapas: a digestão mecânica e a digestão química.

Digestão Mecânica

Na digestão mecânica, o alimento é mastigado e reduzido a pequenos pedaços que, com o auxílio da língua e dos dentes e facilitado pelo contato com a saliva, passa pelo tubo digestivo.

Ao chegar ao esôfago, já na forma de bolo alimentar, o alimento é conduzido mediante movimentos involuntários deste órgão para o estômago, onde irá começar seu processo de digestão química.

Digestão Química

É nessa etapa que enzimas presentes no suco digestivo irão transformar a composição química do alimento, reduzindo-os a partículas menores (alguns alimentos como a água, sais minerais e vitaminas, exceto a B12, não sofrem alteração).

No entanto, macromoléculas como os lipídios, as proteínas e os carboidratos devem ser transformados em moléculas menores e menos complexas.

  • Proteínas são transformadas em péptidos, polipéptidos e aminoácidos;
  • Lipídios em ácidos gordos e glicerina;
  • Carboidratos em açúcares simples (glicose, frutose e galactose).

Metabolismo

Muitas pessoas relacionam o metabolismo somente com as ações de engordar ou emagrecer. No entanto, é muito mais do que isso. Podemos dizer que metabolismo é o conjunto de transformações moleculares que ocorrem no nosso organismo.

Logo, a relação que se faz com o ganho e a perda de peso não é de todo errada, pois se refere a capacidade e a velocidade que o corpo tem de, entre outras coisas, queimar gordura. Dividimos as reações metabólicas em dois tipos:

Catabolismo

A reação catabólica é a que ocorre a quebra ou desconstrução de moléculas. A energia resultante da quebra de glicose ou de gordura é aproveitada pelo nosso organismo. Outro exemplo desse tipo de reação é a transformação de proteínas em aminoácidos.

Anabolismo

A reação anabólica é, ao contrário da catabólica, a que que sintetiza moléculas maiores a partir de percursoras menores. Para que ocorra, essa reação gasta energia e pode ser caracterizada pelo acúmulo de gordura e pela própria síntese de proteínas a partir de aminoácidos.

Potássio

O potássio é uma substância que tem papel fundamental na manutenção de uma boa digestão e de um bom metabolismo. O déficit ou o acúmulo de potássio no organismo pode causar uma série de complicações para a saúde, por isso, é recomendado que se faça um exame de sangue que calcule os níveis de potássio com certa frequência para manter as funções do corpo atuando normalmente.

 

Referências

http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/digestao-passo-passo

https://www.infoescola.com/bioquimica/metabolismo/

http://anaterranutri.blogspot.com/2012/08/metabolismo-e-digestao.html

https://www.todamateria.com.br/digestao/