No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional do Doador de Sangue, e no dia 27 o Dia Nacional de Combate ao câncer. As datas têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre os benefícios de ser um doador e sobre os modos de prevenção do câncer. Neste ARTIGO, você irá entender porque é tão importante para pacientes oncológicos que você seja um doador e consiga convencer a que mais gente se torne um.
Quando pacientes oncológicos necessitam de transfusão de sangue?
Os pacientes com câncer muitas vezes devem ser submetidos a tratamentos cirúrgicos para a retirada do tumor. Em alguns casos, a cirurgia pode ser extremamente invasiva e complexa, o que demandaria ampla reposição sanguínea.
Outros dois tratamentos bastante conhecidos e bastante escolhidos pelos médicos em diversos tipos de câncer são a radioterapia e a quimioterapia. Os dois podem afetar a medula óssea, que, por sua vez, afeta a produção de células sanguíneas, causando anemia e baixos valores de plaquetas e leucócitos.
Leucemia e Campanhas nas Redes Sociais
Alguns tipos de câncer são mais graves que outros e requerem diferentes tipos de tratamentos. A leucemia, por exemplo, é o câncer que atinge o sangue. O paciente com leucemia necessita realizar um transplante de medula e muitas transfusões sanguíneas.
Não é raro que familiares e amigos destes pacientes façam diversas campanhas nas redes sociais para conseguir doadores, sobretudo durante os meses de férias e entre carnaval e páscoa, que é quando os bancos de sangue diminuem consideravelmente.
Seu sangue salvando vidas
O câncer é uma doença devastadora, que transforma bastante a vida do paciente e das pessoas próximas a ele. O diagnóstico muitas vezes não é feito de maneira precoce, o que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura; o preço do tratamento é caro e para fazê-lo pelo SUS demora; o corpo do paciente sofre diversas alterações devido às perdas de apetite e de cabelo causadas pelos medicamentos; o psicológico inevitavelmente é afetado, podendo complicar ainda mais o quadro etc.
Acho que você já conseguiu entender a dimensão do sofrimento que o paciente oncológico e seus familiares enfrentam. Agora, imagina você poder de alguma forma ajudar na recuperação deste paciente, proporcionando a cura da doença e vendo uma família inteira voltar a sorrir todos os dias.
Pois é! Doe sangue, salve vidas e ajude a trazer de volta a alegria no dia a dia de muitas famílias!
Referências
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/orientacoes/site/home/doacao_de_sangue