Os Exames Toxicológicos têm como finalidade a detecção da ingestão ou exposição do indivíduo a substâncias tóxicas ou qualquer outro tipo de droga. Eles podem ser instantâneos (pouco confiáveis e com janela de detecção curta) ou laboratoriais, realizados a partir de amostras biológicas como queratina (cabelo, pelos ou unhas), sangue, urina ou saliva.
O Exame Toxicológico, que tem o sangue como material principal é o que propicia a menor janela de detecção, ou seja, poucas horas ou no máximo um dia. Isso porque o sangue é um tecido líquido, que tem como uma de suas inúmeras funcionalidades, a de transportar as toxinas para os órgãos com funções excretoras. Por isso, sua desintoxicação é feita de forma mais rápida.
Neste caso, a urina como material base proporciona melhores resultados e uma janela de detecção que pode durar em média, de um a três dias para drogas hidrossolúveis (exceto a maconha) até, aproximadamente, dez dias, no caso do consumo intenso de drogas lipossolúveis (maconha).
Já o Exame Toxicológico feito com a queratina, possui a maior janela de detecção, porque quando a droga é consumida, costuma entrar pela corrente sanguínea e nutrir os bulbos capilares, fazendo com que pequenas quantidades de moléculas da substância absorvida sejam “aprisionadas” pela estrutura de queratina que está sendo formada. Essas moléculas permanecem estáveis, independente do tempo, e podem ser pesquisadas com equipamentos e processos tecnológicos avançados.
Desta forma, a janela de detecção será correspondente ao espaço de tempo que o segmento levou para se desenvolver, ou seja, detectando períodos de 90 a 180 dias. Comparando-se aos métodos que empregam amostras de fluidos corporais, o exame que utiliza a queratina é considerado o mais eficiente na detecção do consumo de drogas, podendo até mesmo diferenciar a quantidade de drogas utilizadas.
Normalmente, para a emissão, renovação ou alteração de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) C, D ou E, bem como contratação e desligamento desses profissionais em regimes CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) nas mesmas categorias de CNHs, o Exame Toxicológico de larga janela de detecção (queratina) costuma ser solicitado. Este procedimento atende a Lei 13.103 (Lei dos Caminhoneiros).
A Prime Lab possui todos os requisitos necessários para a realização segura e efetiva de Exames Toxicológicos, garantindo resultados sem risco de erros como laudo falso positivo. Saiba mais entrando em contato conosco!
Referências
Exame Toxicológico
https://www.psychemedics.com.br/exame-toxicologico/
https://www.psychemedics.com.br/faq/quanto-tempo-detectar-drogas-exame-toxicologico/
https://www.infoescola.com/drogas/exame-toxicologico/