Você sabia que dia 26 de abril é o dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial?
Sabia que dentre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, a Hipertensão Arterial Sistêmica é a causa mais prevalente? Apresentando no Brasil, taxas de 21,4% entre as pessoas acima de 18 anos, segundo dados da pesquisa nacional de saúde realizada recentemente, o que representa cerca de 31 milhões de portadores.
O assunto é mesmo sério já que existem dois casos: na maior parte temos a Hipertensão Irreversível e existe também a Hipertensão Transitória, que aparece na gravidez, e as vezes pode ser reversível.
Entretanto, a Hipertensão ainda assim, assola boa parte dos brasileiros. Tanto é, que o dia 26 de abril é voltado à prevenção e combate dessa doença.
Mas, como podemos nos prevenir da Hipertensão Arterial?
Além da educação, informação e conhecimento sobre a doença é importante estar atento aos fatores de risco que afetam a população de modo geral. Alguns exemplos são: genética, trabalhar apenas sentado, falta de atividade física, entre outros.
E, existe a prevenção e cuidados, que podemos e devemos ter para diminuir a incidência no número de hipertensos no Brasil. Dentre as opções básicas estão: Atenção a ingestão de Sódio e de bebidas alcóolicas, se atentar ao peso corporal e a prática de atividade física.
É importante lembrar também, dos exames periódicos que são necessários para a monitorização da saúde e para a descoberta precoce da doença. Apesar de ser uma doença comum, é necessário atenção já que se trata de uma doença silenciosa e que precisa ser o tempo todo monitorada. Quanto antes for sua descoberta, mas rápido se terá controle sobre ela e consequentemente, a diminuição da probabilidade de piora.
Pensando em você, nós temos algumas opções para a monitorização da Hipertensão Arterial. Os exames de sangue de colesterol total, HDL e LDL, Triglicerídeos, Creatinina, Potássio, análise de caracteres físicos, elementos e sedimentos na urina (Urina tipo 1), que realizamos aqui no PrimeLab, em conjunto com outros exames como o Eletrocardiograma e com a correta análise do profissional podem dar o diagnóstico de Hipertensão Arterial ao paciente.
E a partir deste momento, todo cuidado é necessário para o aumento da qualidade de vida e melhora da saúde. A Hipertensão não tem cura, mas tem tratamento e se feito de forma correta, pode dar ao paciente uma ótima e tranquila vida.
Referências Bibliográficas
Artigos científicos
Promoção, prevenção e cuidado da hipertensão arterial no Brasil
Hipertensão arterial como condição traçadora para avaliação do acesso na atenção à saúde
Protocolo para indivíduos hipertensos assistidos na Atenção Básica em Saúde
Base de dados do site: www.scielosp.org