Quando surgiu o vírus da Covid-19, na China, começaram os estudos para conhecer melhor a doença. Formas e métodos diferentes nos possibilitam descobrir de maneira rápida e eficiente os testes para a doença.
RT-PCR
O exame PCR é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.
Passo a passo da RT-PCR:
- Transforma RNA do vírus em DNA
- DNA é amplificado
- Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento traduzido em resultado positivo.
- Em caso de resultado positivo, a suspeita de COVID-19 é confirmada
Para realizar o procedimento é necessário ter a solicitação do seu médico. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.
RT-LAMP
Como o exame RT-PCR, o RT-LAMP contém uma etapa de transcrição reversa (RT) na qual o RNA é convertido em DNA. Sendo assim, uma área específica do vírus é amplificada milhares de vezes a uma temperatura fixa por cerca de uma hora.
De acordo com os dados de verificação realizados em cooperação com o Hospital Sírio-Libanês, a especificidade do teste RT-LAMP é superior a 99%, a sensibilidade é equivalente ao RT-PCR e é realizado diretamente na saliva do paciente. O prazo máximo de entrega dos resultados é de 24 horas.
Além de o protocolo ser mais simples e rápido do que o RT-PCR, não faz requer o uso de equipamentos complexos de laboratório, como termocicladores em tempo real ou reagentes que estão ausentes na pandemia.
ANTÍGENO
O teste do antígeno pode determinar os fragmentos virais no paciente, como a proteína na cápsula.
Embora esse teste possa detectar o vírus no corpo nos estágios iniciais da infecção, a baixa sensibilidade e especificidade da maioria dos testes no mercado limitam seu uso.
Teste Rápido
O nome é usado porque quando o sangue entra em contato com o reagente, o resultado corresponde a uma mudança de cor. É obtido uma amostra através de uma pequena incisão na ponta do dedo, coloque-a no kit e indique visualmente o resultado.
A confiabilidade dos resultados varia muito, e uma alta taxa de falsos negativos pode ocorrer, dessa forma os testes rápidos não são tão sensíveis, existe o risco de explicação por si só de que a pessoa pode ter sido exposta ao vírus, mas o resultado é negativo, principalmente em pessoas de baixa prevalência.
Sorológico
No exame sorológico, verifica a resposta imunológica do corpo. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos chamados de IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus da COVID-19. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.
Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.
Caso os sintomas da covid comecem a aparecer, procure um médico e agende seu exame com a PrimeLab Diagnósticos.
generic 5 mg cialis Osten P, Margrie TW 2013 Mapping brain circuitry with a light microscope