A Leptina é o hormônio que controla o nosso apetite, logo, quando se encontra em níveis normais, ajuda no emagrecimento e no ganho de massa muscular. É produzida pelas células adiposas (células que armazenam gordura) e atua no cérebro, mais precisamente no hipotálamo. Sua principal função é informar ao cérebro que o corpo já tem quantidade suficiente de gordura armazenada.

Ao enviar essa mensagem, a Leptina está informando que já estamos satisfeitos, ou seja, que não precisamos comer mais e que a queima de calorias pode ocorrer em um ritmo normal, além de potencializar o uso da gordura estocada como fonte de energia para o corpo.

Dessa forma, a Leptina se torna uma grande aliada das pessoas que desejam emagrecer, pois em concentrações normais, evita que se coma por “gula”. Não à toa, uma das principais causas da obesidade é a resistência à leptina. Quando isto acontece, o cérebro não consegue identificar que o corpo já tem energia suficiente e acaba pedindo por mais alimento, ainda que não seja necessário. Além disso, o cérebro entende que precisamos conservar a energia que temos, dificultando a queima de calorias por parte do nosso organismo, que passa a ficar “preguiçoso” para esta função.

Além de ajudar no emagrecimento, a Leptina é útil também àqueles que desejam otimizar os resultados obtidos em exercícios físicos, pois ela otimiza a gordura estocada como fonte de energia.

Como a Leptina está diretamente relacionada à quantidade de gordura armazenada no nosso corpo, através do Teste de Perfil Metabólico é possível identificar se uma pessoa é obesa e, consequentemente, abrir a possibilidade de que seja uma falha no hormônio da Leptina o motivo para a obesidade da pessoa.

O Teste de Perfil Metabólico é um exame fisiológico feito para fornecer informações metabólicas e cardíacas, além de informar o potencial atlético da pessoa e alertar a possíveis fatores limitantes ou de atenção ao praticante.

Há também evidências de que a Leptina estimule a síntese de hormônios no músculo esquelético. Desta forma, ajudando também na hipertrofia muscular. Lembrando que o Teste de Perfil Metabólico também é indicado para pessoas que buscam um melhor rendimento durante a prática de exercícios físicos, visando a hipertrofia muscular.

Aqui na PrimeLab, nós realizamos o Teste e informamos os níveis de diversas funções bioquímicas do seu corpo, auxiliando na sua estética, emagrecimento, ganho de massa muscular, predisposição a flacidez, pele ressecada, alterações inflamatórias, calvície etc.

Portanto, não deixe de saber mais sobre as implicações da Leptina para o seu corpo. Venha fazer o Teste de Perfil Metabólico aqui na PrimeLab e tire todas as suas dúvidas.

Telefone para contato: (11) 2738-6155

Referências

http://www.brunohernandes.com.br/teste-de-perfil-metabolico/

http://crmmedlab.com.br/2017/11/17/teste-perfil-metabolico/

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000100010

https://treinomestre.com.br/leptina-sua-funcao-beneficio-no-emagrecimento-e-como-aumentar-naturalmente/